O Papel das Notícias

A questão ignorada

Posted in Apontamento by Afonso Duarte Pimenta on 10 de Abril de 2009

Agora que os maiores exemplos do jornalismo internacional hipotecam, face à crise, anos de prestigio através da internet; que fenómenos de contra- poder local se diluem, equiparados a um blogue:  esse objecto de loucura; que velhas empresas de comunicação se degladiam contra os senhores do digital, culpando-os, erradamente, pela falta de exigência geral e, por isso, ajudando-os a difundir o seu discurso, fortalecendo a tendência, já de si inevitável; agora que tudo se perde no debate do formato, acaba-se, por isso,  a olhar para o canto errado.

If the news is that important it will find me:

A frase – simbólica – resume tudo o que o mercado – que finge estar em remodelação – deseja. Poderia ser fabricada por uma qualquer empresa de marketing. Poderia ser o novo slogan de um antigo jornal a tentar reinventar-se. Ou mais uma frase feita num discurso de um accionista da World Wide Web. Mas não. Foi num inquérito: a anónimos representantes de uma geração que vai – e está – a reconfigurar o mundo.  A expressão, carregada de um narcisismo alarmante, não esconde absolutamente nada. Contudo, indo de encontro à necessária amoralidade do mercado, ninguém lhe está a ligar nenhuma.

A diminuição, nada ingénua, da importância conferida ao jornalista está a favorecer algo e a ocultar o essencial. Há qualquer coisa a irromper.

Pouca gente parece disposta a perguntar qual é.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] E esta é, quanto a mim, a questão ignorada. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s